VI.1 - Diretoria e Conselho de Administração
Revisa e aprova, no mínimo anualmente, a Política de Gerenciamento do Risco Operacional, bem como manifesta-se acerca das ações a serem implementadas para correção tempestiva de eventuais deficiências apontadas nos Relatórios gerenciais do risco operacional.
VI.2 - Chief Risk Officer (CRO)
Responsável por apoiar o Conselho de Administração no desempenho de suas atribuições relacionadas à gestão de risco de capital, bem como responder por assuntos de Riscos, zelando pelo cumprimento das normas e regulamentações internas e externas, mitigando eventos que possam ameaçar o Banco Industrial do Brasil.
VI.3 - Comitês de Controles Internos
São dois os Comitês instituídos. Um é formado por membros da Diretoria e staff de Compliance e tem por função assimilar os resultados dos trabalhos da Auditoria Interna e Externa, bem como dos processos de controle e Riscos Operacionais, avaliando-os e determinando outras providências, caso julgadas necessárias.
O segundo é composto pelo Staff de Compliance, Agentes Setoriais e representantes da Auditoria Interna, e tem por finalidade discutir e refinar à exaustão os planos de trabalho, inclusive das auditorias interna e externa, processos, Relatórios e resultados, antes de elevar às informações à apreciação do outro Comitê, de Diretoria.
VI.4 - Área de Compliance
É responsável pela gestão, coordenação, implementação e revisão dos processos, formalização das políticas e procedimentos, além dos relatórios gerenciais, com periodicidade mínima anual, para submissão à Diretoria e ao Conselho de Administração.
VI.5 - Gestores locais e Agentes Setoriais de Compliance
Têm participação efetiva em promover a identificação, avaliação, monitoramento, controle e mitigação dos riscos, registro das perdas incorridas, criação de planos de ação para correção tempestiva das falhas e comunicação dos resultados.
VI.6 - Auditoria Interna
Desenvolve verificações independentes e periódicas quanto ao processo de Gerenciamento do Risco Operacional.