Histórico e Perfil Corporativo
Perfil Corporativo
O Banco Industrial do Brasil S.A. atua com foco em operações de Middle Market, segmento que o Banco acredita ser um dos mais atrativos do mercado de crédito brasileiro, porém atende também grandes empresas. Com atuação voltada à concessão de crédito para capital de giro, conta garantida, desconto de recebíveis, financiamento com repasse de recursos do BNDES e operações de Trade Finance, o Banco Industrial do Brasil foi considerado pelo Riskbank como "Melhor Banco de Middle Market do Brasil em 2006 e 2007". Depois dessas premiações o Riskbank não mais fez avaliações para este premio; o critério de avaliação de risco bancário era feito com a média dos últimos 5 anos de cada indicador. O Banco Industrial também possui carteira de Crédito Consignado para servidores públicos e empregados do setor privado.
Desde a fundação do Banco, suas operações de crédito têm apresentado crescimento consistente. O modelo de negócios que o Banco crê ser responsável por este crescimento constante baseia-se em três pilares: (i) foco e especialização em nichos do mercado de crédito com elevado potencial de crescimento e rentabilidade; (ii) agilidade na originação de ativos de qualidade; e (iii) rígida política de crédito, de liquidez e de controles internos. O Banco Industrial acredita que este modelo lhe permite crescer de modo lucrativo e com sustentabilidade.
O Banco está distribuído estratégicamente para atender todo o país, e possui filiais/escritórios nas cidades de São Paulo (matriz), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Manaus (AM), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e internacionalmente em Nassau, Bahamas. Além das agências e dos Correspondentes Bancários Ativos, distribuídos em todo território brasileiro, o Banco desenvolveu um sistema de internet banking, denominado BI Net, que permite a seus clientes realizar operações de crédito de forma remota, aumentando, assim, sua capilaridade.
Carteira de Crédito Expandida (R$ milhões) e Índice de Basileia

O Banco Industrial do Brasil acredita que o Middle Market, segmento em que se especializou ao longo dos últimos anos, é o nicho do mercado de crédito brasileiro com maior potencial de expansão. O atual ambiente de estabilidade e liquidez da economia tem favorecido o crescimento de empresas de médio porte, o que, somados aos seus baixos índices de endividamento, faz com que sejam ativos tomadores de crédito. O Banco acredita estar apto a expandir suas operações nesse segmento, utilizando a base de dados que desenvolveu ao longo dos anos, com o cadastro de mais de 1,1 milhões de empresas, incluindo sacados, que mantêm relações comerciais com seus clientes.
Lucro Líquido (R$ milhões) e Retorno sobre Patrimônio Líquido Médio (%)

O Banco prioriza a elevada qualidade de sua carteira de crédito, adotando, para tanto, uma política conservadora de concessão de crédito. No Middle Market, o Banco Industrial do Brasil aprova limites de crédito específicos para cada perfil de cliente, segundo parâmetros objetivos, levando em conta sua capacidade financeira, a prestação de garantias de elevada liquidez, a pontualidade no cumprimento de suas obrigações e a avaliação do desempenho da sua carteira de recebíveis. Quanto ao Crédito Consignado, como o pagamento dos empréstimos é descontado diretamente da folha de recebimento do salário do tomador do empréstimo, o risco de suas operações restringe-se, em última análise, ao risco de crédito da entidade à qual o tomador encontra-se vinculado.
O Banco Industrial do Brasil acredita possuir uma estrutura de captação de recursos (funding) adequada ao perfil de sua carteira de crédito, a qual é gerida com o objetivo de evitar o descasamento de prazos e taxas de juros e garantir a liquidez para aproveitarmos oportunidades de crescimento. As principais fontes de captação de recursos do Banco incluem a captação de recursos em moeda nacional, por meio de CDBs, LFs, LCAs e LCIs. O Banco Industrial do Brasil realiza também captações em moeda estrangeira, mediante empréstimos sênior e sindicalizados. Adicionalmente, o Banco financia suas atividades de Trade Finance junto a bancos internacionais e organismos multilaterais.
Histórico
Em 31 de março de 1988, foi constituído sob a denominação Banco Santista de Investimentos S.A. Inicialmente organizado como banco de investimento, em 8 de março de 1990, o Banco passou à categoria de banco múltiplo, quando alterou sua denominação para Banco Santista S.A. Em 21 de março de 1994, o Banco passou a ser controlado pelo Sr. Carlos Alberto Mansur sob a denominação de Banco Industrial do Brasil S.A.
Até 1994, as atividades do Banco estiveram voltadas a operações de tesouraria. A partir de 1995, o Banco alterou seu foco para operações de crédito, que atualmente continuam sendo sua principal atividade comercial. Sob a forma de banco múltiplo, o Banco Industrial está autorizado a realizar operações de crédito, leasing e administração de ativos, entre outras linhas de negócios, em conformidade com a regulamentação brasileira.