Conforme a Lei 4.595, o Banco Central é a entidade autárquica vinculada ao Ministério da Fazenda dotada de poderes para implementar as políticas monetárias e de crédito estabelecidas pelo CMN, bem como fiscalizar as instituições financeiras dos setores público e privado, aplicando-lhes, quando necessário, as penalidades previstas em lei.
Ainda, de acordo com aquele diploma legal, são consideradas atribuições do Banco Central, para exercer o controle de crédito e dos capitais estrangeiros, receber recolhimentos compulsórios e depósitos voluntários à vista das instituições financeiras, realizar operações de redesconto e empréstimo a instituições financeiras bancárias, além de exercer a função de depositário das reservas oficiais de ouro e moeda estrangeira. A este órgão, compete, ainda, controlar e aprovar a constituição, o funcionamento, transferência de controle e reorganização societária das instituições financeiras.
O presidente do Banco Central é nomeado pelo Presidente da República, sujeito à ratificação do Senado Federal, para exercício do cargo por tempo indeterminado.
O Banco Central é responsável por:
- Implementar a política monetária e de crédito estabelecida pela CVM;
- Regular e supervisionar as instituições financeiras brasileiras do setor público e privado;
- Controlar e monitorar o fluxo de moeda estrangeira que sair do Brasil e entrar no Pais;
- Supervisionar o mercado financeiro brasileiro.
O presidente do Banco Central é indicado pelo Presidente da República com mandato por tempo indeterminado sendo sua escolha sujeita a ratificação do Senado.
O Banco Central supervisiona as instituições financeiras por meio do:
- Estabelecimento de requerimentos mínimos, reservas compulsórias e limites operacionais;
- Poder de autorizar e homologar documentos corporativos; aumentos de capital; estabelecimentos ou transferências de sede ou filiais (dentro ou fora do território nacional);
- Requerimento da submissão anual ou semi-anual de auditoria financeira; e
- Requerimento da revelação das operações de crédito e contrato de câmbio, operações de exportação e importação, e outras atividades financeiras relacionadas.